A transformação digital nas empresas com aplicativos

Já não é novidade que os smartphones fazem parte do nosso dia a dia, não tendo mais divisão de seu uso entre a vida pessoal ou durante o horário de trabalho. Os celulares são uma importante ferramenta para a rotina das pessoas: facilitam a interação entre pessoas e grupos, economizam tempo e poupam distâncias. E as empresas estão percebendo que podem trazer esses atributos para seus negócios e facilitar a vida de seus colaboradores, e também criar uma diferenciação de marca para seus clientes.

Isso vem de encontro com a transformação digital nas empresas. É necessário reagir a este movimento e acompanhar as facilidade que a tecnologia agrega para uma organização. A transformação digital tem como objetivo democratizar a tecnologia e nada mais democrático que isso a não ser através de smartphones, com o uso de apps. Segundo o estudo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) publicado em abril/18, o Brasil já superou a marca de um smartphone por habitante e conta com 220 milhões de celulares inteligentes ativos. Importante reforçar que este é um tema que não fica limitado somente a empresas de tecnologia, mas a qualquer modelo de negócio que queira entregar uma boa experiência para seu cliente e colaborar no desenvolvimento do trabalho de sua equipe.

E como aplicar a transformação digital em seu negócio?

São inúmeras razões para que diversos tipos de negócios façam o uso de aplicativos para melhorar a relação com seus clientes, automatizar processos, romper barreiras geográficas e de tempo, e por fim, aumentar a produtividade como um todo da companhia. É importante ressaltar que cada empresa tem seu desenho específico e demanda um aplicativo desenvolvido sob medida para o problema a ser resolvido.

Podemos elencar 3 caminhos para explorar a transformação digital:

  • Experiência do cliente: avalie como você pode deixar a relação com seu cliente mais envolvente. Pode ser criando um canal para facilitar a interação com ele, novas formas do cliente consumir seu produto ou serviço com informações em tempo real.
  • Processo de negócio: este ponto faz relação aos seus processos analógicos. Na hora de levar seus processos para o mundo mobile, reavalie seus processos. De nada adianta levar processos arcaicos para o ambiente digital sem transforma-los antes.
  • Modelo de negócio: é o momento de pensar no seu negócio e de que forma ela acontece nesse mundo atual cada vez mais conectado. Ter boas ideias, sem estarem alinhadas com o comportamento atual, podem não ser suficientes para o sucesso.

    Por isso, avalie sua empresa, seus processos, seu perfil de cliente, como você pode oferecer seus serviços e produtos no mundo mobile. Aplicativos podem ser excelentes ferramentas para otimizar cadeias de processos e para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Além dos apps, fique por dentro também dos wearables, as tecnologias vestíveis. Clique aqui para saber mais o futuro do universo mobile. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *