São muitas as palavras que permeiam o universo mobile: Aplicativo Móvel, Back-end, Front-end, Híbrido, InVision, Painel Administrativo, Sistema Operacional. São tantos jargões, palavras em inglês, abreviações e a cada novo dia surgem novas expressões. Para te ajudar a entender o significado das principais palavras e mais sobre este mundo, criamos este glossário com as principais expressões usadas no universo mobile, todas explicadas de forma simplificada e em poucas linhas.

Confira abaixo, e se ainda tiver alguma dúvida, converse conosco!

Android – é o sistema operacional da gigante Google, para celulares baseados em Linux.

Aplicativo móvel – software desenvolvido especialmente para funcionar em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Podem ser aplicativos de jogos, previsão do tempo, tratamento de fotos, redes sociais e até aqueles desenvolvidos para um negócio específico. Se você quer saber como é calculado o custo de um aplicativo, clique aqui. 

App Store – é conhecida como a loja da Apple. É o espaço onde o usuário navega para baixar aplicativos via iTunes, desenvolvidos na plataforma iOS.

Back-end – é o que está por trás da aplicação, o que o usuário não consegue ver. É onde é feita a persistência dos dados, segurança da informação, regras de negócio, performance e APIs do Painel Administrativo.

Front-end – é a interface que interage com o usuário, o site ou gerenciador de conteúdo.

Google Play – é o serviço de distribuição de aplicativos do Google, desenvolvidos na plataforma Android. Lugar onde os aplicativos ficam disponíveis para download dos usuários.

Híbrido – é um aplicativo desenvolvido a partir de plataformas nativas (sistema operacional iOS ou Android) com uso de recursos web. Neste artigo explicamos no detalhe o que é um app híbrido, confira.

InVision – ferramenta que permite a avaliação de um protótipo navegável. Utilizado para validação de telas de um projeto digital e principais caminhos de navegação entre as telas, sem nenhuma programação.

iOS – sistema operacional da queridinha Apple.

Nativo – aplicativo de linguagem nativa, desenvolvido especificamente para um sistema operacional específico. Caso o desejo seja disponibilizar na App Store e Google Play, é necessário desenvolver dois aplicativos, cada um em sua plataforma.

Painel Administrativo – área onde as pessoas responsáveis pelo projeto poderão realizar a gestão de conteúdo e o cadastro das informações que serão apresentadas em sua plataforma. Pelo painel, os gestores têm total autonomia para alimentar o site com o conteúdo sem o intermédio da empresa que criou a solução.

Plataforma Web – uma solução para os usuários utilizarem uma ferramenta e para entregar conteúdo, e normalmente tem integração com aplicativos mobile. Temos alguns exemplos como Conta Azul, Pipedrive, Trello, que são plataformas que utilizamos aqui na Sparta Labs para gerir diversas áreas, como financeira, comercial e desenvolvimento, respectivamente nos exemplos citados acima.

Sistema Operacional – também conhecido como SO, é o software que administra e sustenta os programas do computador ou dispositivo. É por causa dele que conseguimos interagir com computadores sem precisar saber sobre programação.

TestFlight – plataforma da Apple que permite que desenvolvedores realizam testes internos e externos de seus aplicativos antes de publicarem na loja.

User Experience (UX) – muito divulgado como UX, é a forma com que o design da aplicação é feito para promover a melhor experiência do usuário com o aplicativo. Se interessou? Confira este artigo aqui.

User interface (UI) – criação da interface gráfica que será visualizada pelo usuários.  Em conjunto com o User Experience (UX), tem como objetivo apresentar a melhor forma visual e promover a interação com os recursos do projeto.

Xcode – é o ambiente de desenvolvimento livre e integrado da Apple, que já contempla as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um aplicativo em iOS. Empresas e desenvolvedores são integrantes do Xcode e somente esses podem distribuir aplicativos na App Store.

Você tem alguma dúvida de algum termo que não consta aqui? Comente abaixo!

2 Comments

  1. parabéns pela iniciativa .. esse e um problema da maioria das pessoas que entram no mundo da programação. sejam empreendedores ou investidores. Muitos sentem vergonha de perguntar pelo fato de não conhecerem o vocabulário. Espero que vcs continuem pois a lista e extensa ! Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *