Você teve uma ideia, identificou uma situação do cotidiano que seria bem resolvida através de um aplicativo ou verificou que a rotina de sua empresa já não é mais sustentável sem um aplicativo para agilizar o envio de informações e quer colocar sua ideia em prática.

Mas antes de seguir adiante, você se pergunta: quais são os próximos passos? Antes de desenvolver um aplicativo é importante validar alguns pontos que farão a diferença quando seu projeto estiver pronto. Listamos 5 dicas que ajudam a validar sua ideia para que seu app seja um sucesso.

Dica #1 – Sua ideia muda a forma que se consome determinado serviço ou altera o fluxo de comportamento dentro da sua empresa
Você sentiu na pele um problema de uma marca que te fez parar para pensar em como tudo seria mais simples e rápido se tivesse feito uso de um aplicativo. E você entende que isso resolveria o problema de muitas outras pessoas: pronto, você tem uma ideia de grande potencial. Ou você percebeu que a velocidade em alguns projetos de sua empresa seria muito maior com uso de uma ferramenta que integre as áreas e colaboradores.

Hoje observamos no mercado alguns cases de inovação disruptiva, que mudaram a forma com que o mercado se comporta e consome alguns serviços. Alguns cases clássicos são o Uber, o Nubank e o Spotify. O importante é identificar comportamentos e ações que seriam amplamente facilitadas por um aplicativo, e que deixariam o processo muito mais simples e ágil.

Dica #2 – Defina seus objetivos como empresa e avalie o mercado
Toda iniciativa empresarial tem como objetivo final gerar lucro para os envolvidos neste projeto. Ter a ideia é ótimo, mas saber como ela sustentará a estratégia de crescimento de uma empresa é primordial para que seu aplicativo se desenvolva. Com isso, antes de tudo, a dica é providenciar uma análise de mercado para entender o seu tamanho, potencial de consumidores do seu app e qual o nível de aderência à sua ideia. Com esses dados em mãos você terá mais subsídios para continuar com sua ideia ou ajusta-la para ficar mais competitiva no mercado.

E se estivermos falando de uma situação de um aplicativo como uma solução corporativa, é importante conversar com os potenciais usuários desta solução e entender se eles entendem como algo que facilitaria seu dia a dia.

Dica #3 – Criar um aplicativo simples e de fácil entendimento
Na hora de desenhar seu app, sempre priorize pela simplicidade no layout e que tenha uma curva de aprendizagem rápida, para que seu usuário entenda rápido como usar seu aplicativo, sem grandes dificuldades. Tenha sempre em mente como objetivo desenvolver um app intuitivo: plataformas que são complexas geram desistências de uso e você acaba não recebendo feedbacks de como melhor pois seu usuário perde o interesse em usar sua solução. Este é um dos grandes fatores para seu projeto saia do papel e tenha sucesso quando tiver contato com o consumidor usuário.

Dica #4 – Fase de testes
O mais indicado, antes de liberar seu aplicativo para mercado é testar, testar e testar. Mas o mais importante que testar é buscar por feedbacks que possam melhorar seu projeto e que você consiga fazer ajustes de rota de forma rápida e ágil. Nunca se esqueça: a velocidade no mundo mobile é exponencial.

Dica #5 – Métricas de mensuração
Essa dica está mais relacionada a fase pós publicação de seu aplicativo. Depois que seu app estiver disponível para download no mercado é importante você avaliar a quantidade de downloads realizada versus seu potencial de público estimado no início do projeto. Outra forma de avaliar o sucesso de seu aplicativo é mensurar o tempo médio de visita de um usuário, assim como a quantidade de telas que são navegadas. E por fim, avaliar a taxa de retenção que mede a quantidade de usuários que voltam a acessar seu aplicativo depois do primeiro acesso ao app.

Esperamos que com essas dicas você possa empreender no mundo mobile, contando sempre com a gente para encarar este desafio acelerado que o universo mobile!

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