A sigla MVP, que em inglês é a abreviação de Minimum Viable Product, ou traduzindo para nossa língua Produto Mínimo Viável, é uma metodologia indicada para empreendedores e gestores a testarem a viabilidade de uma ideia de negócio antes de executarem 100% seu projeto ou angariar investimentos consideráveis para que se concretize.

Antes de você executar uma grande ideia, é necessário planejar, estudar o mercado ou até mesmo como os processos acontecem dentro de sua empresa, avaliar o comportamento do seu público-alvo, identificar possíveis obstáculos e conquistar o investimento necessário para desenvolver sua ideia. Neste processo, é muito indicado e também muito utilizado por empreendedores e gerentes de projetos de empresas, a metodologia MVP – Produto Mínimo Viável.

O MVP visa direcionar o esforço mínimo na concepção do produto, focando nas funcionalidades mais básicas do projeto. No momento que você desenvolver seu projeto irá trabalhar em uma versão mínima para que seu projeto funcione e que seja possível de avaliar se os requisitos mínimos deste projeto estão atendendo os objetivos iniciais da ideia, ou seja, se o problema identificado está sendo realmente resolvido com esta ferramenta que está sendo desenvolvida.

Nessa fase você vai testar também outros importantes pontos para validar sua ideia de negócio ou ideia de melhoria interna em sua empresa através de um projeto: a usabilidade do seu aplicativo projeto, a eficiência dele quando avaliada com o problema que deveria resolver, se comparado com outros concorrentes ou ferramentas, de que forma se diferencia dos demais ou se tem vantagens de uso.

Desenvolver seu projeto seguindo o conceito do MVP é um ótimo começo, pois não demanda de grandes investimentos e você pode justamente usar este seu projeto concebido nas funcionalidades básicas para conquistar sócios e investidores, ou apresentar para áreas internas de sua empresa e mostrar sua eficiência para angariar verba para a concepção e viabilidade do projeto.

É importante, entretanto, ter muito claro o que seria o Produto Mínimo Viável do seu projeto. Muitos gestores querem ter seu projeto o mais redondo o possível e acabam incluindo muitos itens na hora da conceber o MVP, resultando em muitas horas de desenvolvimento e investimentos. Por outro lado, algumas vezes acontece de deixarem tão sucinto que o aplicativo projeto é visto como algo inacabado e não como algo que está em fase de testes. Por isso, é necessário entender qual seria o objetivo inicial do aplicativo projeto e desenvolve-lo inicialmente para cumprir este papel. Após a conquista de apoiadores de seu projeto que você poderá desenvolver melhorias e novas funcionalidades que irão agregar valor a essa sua entrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *