Como usuário, você já sabe que alguns aplicativos foram desenvolvidos prevendo transações financeiras dentro do próprio aplicativo ou até com valor específico para download, salvo alguns casos de apps que utilizam outras plataformas para concluir a transação. E nos casos de compras no app, as lojas cobram uma porcentagem por venda realizada.

Quando um aplicativo é desenvolvido com o propósito de cobrar por download feito ou para compras dentro de seu sistema é preciso provisionar em seu negócio como um custo por ação, a taxa que a loja cobrará por cada venda realizada dentro do aplicativo ou download concluído. Essa regra deve ser prevista somente para vendas de serviços, como exemplo a compra de um jogo ou vidas de um game.

As lojas de aplicativos, como App Store e Google Play, cobram uma porcentagem por venda realizada. Essa taxa é fixada em 30% por transação, em ambas as lojas. Esse pagamento deve ser feito, obrigatoriamente, quando utilizado o sistema de In-App Purchase – ou seja – em compras feitas dentro do app. Por exemplo, se um aplicativo processa a venda de um serviço no valor de R$ 4,00, o desenvolvedor receberá na verdade R$ 2,80, a partir da cobrança da taxa da loja.

Entretanto, é importante saber que vários apps usam outros meios para processar a compra, através de um Gateway. O Gateway de pagamento pode ser comparado com um terminal de pagamento de cartão de crédito de uma loja física tradicional: quando o cliente faz uma transação usando seu cartão, a informação é codificada e enviada ao banco para confirmar as informações e processar a compra. E além disso, existem os intermediários de pagamento, como por exemplo PayPal, Pagar.me, que conectam a empresa com o banco para processar a compra. Com o uso de intermediários de pagamento, onde o processo da venda acontece fora do aplicativo, as marcas ainda pagam uma taxa por transação, mas esse custo varia de acordo com a negociação que o cliente tem com o Gateway, podendo ser mais em conta que os 30% que as lojas cobram.

Diante disso, como um empreendedor ou administrador de um negócio que envolve vendas dentro de um aplicativo, é extremamente importante prever esses custos para a sustentabilidade de seu negócio e como formular o custo da venda para seu consumidor final.

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