Apontado como uma tendência no segmento de tecnologia, o uso de voz para ativar comandos em dispositivos eletrônicos vem crescendo cada vez no comportamento de usuários. Seu uso vem ganhando adeptos pela facilidade de interação sem depender do uso das mãos e também sem a necessidade de total atenção para que algo seja executado, como realizar uma ligação por exemplo.

De acordo com a pesquisa realizada neste ano de 2018 pelo Panorama Mobile/Opinion Box, 64% dos brasileiros com smartphone já utilizaram comandos de voz do aparelho, número que reforça a ampliação da tendência do uso de voz na hora de acionar funcionalidades de um aparelho. Isso implica em atenção aos desenvolvedores de aplicativos para que na hora que um projeto for elaborado seja previsto a aplicação da utilização do app através de comandos de voz, que poderá impactar em uma maior aceitação por parte dos usuário e por consequência, maior retenção de uso do aplicativo.

Principais usos para comandos de voz
De acordo com a pesquisa, as principais razões dos usuários entrevistados usarem o comando por voz são para realizar chamadas telefônicas, tocar uma música ou realizar buscas pela Internet. Não podemos deixar de mencionar que o uso da voz impacta em agilidade e praticidade, principalmente em situações onde o consumidor está realizando algo, como por exemplo, quando aciona o celular para realizar uma ligação via comando de voz, deixando sua visão na estrada e mãos no volante.

Além desses pontos citados, podemos facilmente encontrar o uso da tecnologia de acionamento por voz em empresas que fazem uso de URA – Unidade de Resposta Audível, que facilita a experiência do usuário em contato com a companhia. A tecnologia reconhece termos e palavras e facilita o atendimento ao consumidor, direcionando a conversa.

Ponto de atenção aos desenvolvedores
A tendência, que está em amplo crescimento, merece uma atenção por parte dos desenvolvedores de aplicativos. Como a funcionalidade de comando de voz já está embarcada nos sistemas operacionais dos smartphones, é algo que está pronto para ser usado. Quem souber aproveitar, poderá sair na frente com com um aplicativo com reconhecimento de fala integrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *