A Internet das Coisas, conhecida também pela abreviação IoT (Internet of Things) é um tema que muitos ainda não conhecem sobre o que se trata, mas já usam em seu dia a dia, sem perceber. Explicando de uma forma simples, a Internet das Coisas relaciona a comunicação de objetos através da internet. Ela cria uma conexão de diversos dispositivos, criando uma grande rede de conexão sendo controlada por um dispositivo.

E isso vem em grande crescimento pois o avanço da internet pelo mundo é algo que não para de evoluir. De acordo com a Gartner, em 2020, teremos aproximadamente 26 bilhões de dispositivos no mundo com um sistema de conexão à Internet das Coisas. Por isso, precisamos prestar atenção nessa tendência de tecnologia em pleno crescimento.

O surgimento do conceito
O termo surgiu a partir de um artigo de Kevin Aston do MIT (Massachusetts Institute of Technology), de 20 anos atrás (1999). De acordo com seus estudo, a falta de tempo de tempo das pessoas seria o gancho para a conexão da internet de outras maneiras. Assim, dispositivos executariam atividades que não precisaríamos mais fazer, nos gerando mais tempo para nos dedicar a outras coisas.

E o mais interessante da IoT é que ele fica totalmente acionável através do celular, reunido em um único device de fácil acesso e que controla tudo através de um toque. Ou seja, o celular que você usa para tirar fotos, pagar contas e conversar com seus amigos é o mesmo que você utiliza para abrir a porta de sua casa e aciona as luzes de sua residência. Ainda podemos relacionar o uso de voz para esses comandos, que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Facilidade para o dia a dia
Em uma cena não tão futurista vemos uma família acordando com o café já sendo passado pela cafeteira. Vemos as janelas abrindo e fechando de acordo com a intensidade da luz e o ar-condicionado sendo acionado minutos antes de você chegar em casa para que a temperatura esteja de acordo com seu gosto. Tudo isso é o que prevê a Internet das Coisas. A hora que o despertador toca é a hora que a cafeteira passa o café, pois os objetos estarão conectados entre si, assim como seu carro se aproximar de casa, que acionará o ar-condicionado.

Diante disso, a IoT está sendo aplicada para facilitar nosso dia a dia, fazendo que com que nosso tempo possa ser usado em outras tarefas e deixar nossa rotina mais produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *