Para que se tenha o desenvolvimento ágil de um aplicativo são necessárias a aplicação de um conjunto de técnicas e processos que determinam os prazos e as entregas de cada fase do desenvolvimento de um projeto de tecnologia.

Ao ser comparado com a gestão de projetos tradicionais, as Metodologias Ágeis buscam a comunicação em tempo real do time de desenvolvimento com o cliente final, em vez de uma documentação extensa, e provocam também a autonomia do time, visto que ao ser definido um bloco de entregas a determinado tempo, a equipe trabalhará para esta conclusão com a maior qualidade possível.

A adaptabilidade é uma das características mais fortes neste processo, já que ao desenvolver um aplicativo pode ser notada a importância de realizar uma mudança de percurso no meio do desenvolvimento. E como a entrega foi dividida em etapas, isso é mais fácil de ser realizado.

Metodologias Ágeis são processos
A aplicação de Metodologias Ágeis para o desenvolvimento de um software está relacionado ao uso de ferramentas para atingir o objetivo final: a entrega de um aplicativo ou um software. Nada mais é do que uma gestão de projetos orientada a produtos de tecnologia. Entretanto, a metodologia pode facilmente ser aplicada em outros segmentos.

Os métodos de processos ágeis mais conhecidos são o Kanban e o Scrum. Vale ressaltar que ambos processos estão abaixo das Metodologias Ágeis e existem outras técnicas que são aplicadas no dia a dia de diversas empresas de tecnologia. As metodologias são formadas por ciclos iterativos e incrementais, ou seja, por repetição de um processo durante o desenvolvimento e com entregas faseadas.

Os principais ganhos ao utilizar Metodologias Ágeis
Ao fazer uso de Metodologias Ágeis, a equipe envolvida no projeto fica mais ativa e com a comunicação mais assertiva. Outro ponto é que o processo provoca em cada um dos integrantes do projeto uma auto-organização e o foco para uma entrega com qualidade.

Cada ciclo do processo tem com objetivo a inspeção do projeto e sua adaptação, ou seja: a cada fase de teste e aprovação são identificadas melhorias e correções para que produto final esteja 100% funcionando e agregue o maior valor possível ao cliente.

Podemos ainda adicionar com um dos ganhos ao usar Metodologias Ágeis no desenvolvimento de um aplicativo a rapidez no desenvolvimento, ou seja, uma entrega mais veloz e com respostas mais rápidas a qualquer obstáculo durante o processo de desenvolvimento, que nada mais é do que a produtividade da equipe, mas sempre alinhado com a qualidade do produto final.   

Cada ciclo, uma Sprint.
Na metodologia Scrum é aplicado um framework com diversos processos e técnicas, e cada fase é dividido por uma Sprint. Uma Sprint representa uma sequência de atividades que deve ser executada e que será validada no seu prazo final. O time envolvido no projeto realiza reuniões com determinada frequência para avaliar a evolução das ações alinhadas no começo da Sprint e principais impedimentos para a sua conclusão. Ao final de um ciclo de Sprint se inicia outro com novos objetivos de desenvolvimento do aplicativo em questão. Isso ocorre até a entrega final do projeto.  Se você se interessou pelo tema de Metodologias Ágeis, pode querer saber sobre o MVP, que é uma forma de validar seu projeto antes dele ser desenvolvido por completo. Você confere mais detalhes neste artigo: Teste seu negócio com o MVP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *