Muito já se falou e você já deve estar familiarizado com o conceito de Chatbot, que é um software – ou você pode chamar de robô também – que realiza troca de mensagens com usuários reais através de mensagens baseadas em regras pré estabelecidas (muito similar a uma FAQ – seção de perguntas e respostas) ou por intermédio de inteligência artificial – um processo mais complexo que leva como base o histórico de conversas e aprendizados.

Atualmente existem diversos canais por onde seu prospect, ou até mesmo seu cliente, pode realizar contato com a sua marca, podendo ser pelo o Messenger do Facebook, pelo super utilizado WhatsApp ou até mesmo um aplicativo de relacionamento exclusivo e sob medida de sua marca. Não importa qual dos meios seu usuário escolher: você deve promover uma verdadeira experiência de interação para e com ele, facilitando a conversa e sempre de forma ágil.

Dada essa grande importância da utilização de Chatbots, neste artigo queremos te mostrar quais são as 3 principais vantagens competitivas que sua empresa pode ganhar ao operar conversas com seus clientes usando um Chatbot.

1. Diversos atendimentos de maneira simultânea

Se você tem uma empresa, ou até mesmo como um gestor, sabe que conquistar novos clientes é uma tarefa árdua e extremamente importante. E mais do que isso, manter os atuais bem atendidos e satisfeitos é um desafio diário.

Em um cenário de investimentos mais agressivos para atração de prospects, você deve preparar o outro lado do balcão para receber esses contatos e tratá-los de maneira adequada – direcionada e rápida. Um Chatbot pode realizar essa tarefa com destreza e agilidade. Tratar os leads e dar o devido andamento é o primeiro passo para encantar o seu cliente. Com o robô em funcionamento você não precisa atender um contato por vez. Assim você ganha escala e contribui para a expansão do seu negócio.

2. Aumento da produtividade da sua equipe

O item dois da nossa lista está muito relacionado ao primeiro tópico abordado anteriormente. Se você consegue automatizar o tratamento do seu lead ou cliente, sua equipe, que estaria focada nesse trabalho inicial, pode se dedicar em outras tarefas já que ganhou tempo com a automatização do robô.

E isso é perfeito, pois você consegue otimizar o tempo de sua equipe para pensar em novas estratégias de abordagem com seus prospects e aperfeiçoar o contato com os atuais clientes. Você consegue dar um passo à frente na gestão de atendimento ao seu cliente com esse ganho de produtividade ao usar Chatbots.

3. Automatização das vendas

Muito provavelmente se sua empresa está recebendo um contato, é um possível interessado em comprar seus serviços ou produtos, salvo exceções relacionados a dúvidas, críticas ou reclamações. Por que não aproveitar esse fluxo de conversa para mapear objeções, promover ofertas especiais e condições específicas para este contato?

Crie vouchers especiais para essas conversas com descontos para compra no seu site. O que era para ser uma conversa para tirar dúvidas acaba virando uma oportunidade de venda. E o melhor de tudo: de forma automatizada e ágil – sem falar de sua equipe que está trabalhando em outras estratégias de vendas.

Por isso, é muito importante considerar a utilização de Chatbots para sua marca se relacionar com seus clientes e prospects, dar oportunidade de aumentar a produtividade da equipe e ainda promover vendas de forma mais rápida. Que tal começar hoje?


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