Muito se espera de que a tecnologia seja um caminho por onde empresas poderão inovar e promover um ambiente onde colaboradores tenham mais tempo livre para se dedicar às atividades que exigem do raciocínio lógico, e a boa notícia é que isso está cada vez mais perto de acontecer – grande promessa do tema de Transformação Digital (assunto que abordamos neste artigo, aqui em nosso blog). Com a robotização ganhando destaque e acumulando escala a cada minuto que passa, a automatização de tarefas diárias repetitivas já tem até nome: Robotic Process Automation.

Quantas vezes você já percebeu que sua equipe poderia estar dedicando suas horas a projetos com rodadas de brainstorms (troca de ideias), realizando uma pesquisa, buscando novas oportunidades de negócios ou até mesmo dedicando tempo para acompanhar o que a concorrência está fazendo, mas ao invés disso estão tendo que concentrar seu tempo em tarefas que se repetem de tempos em tempos? 

Os novos tempos anunciam que tarefas que são recorrentes no dia a dia dos escritórios podem ser programados para serem executados a partir de regras pré-estabelecidas – que normalmente são ensinadas e executadas por um humano. Robôs ganham essa missão e humanos ganham tempo para novas tarefas – mais importantes e altamente rentáveis para o seu negócio.

As vantagens do RPA
A partir do incremento do RPA (do inglês Robotic Process Automation) nas tarefas do dia a dia, sua empresa poderá otimizar a produtividade de sua equipe se dedicando ao que é mais estratégico. Outro ponto positivo da automatização por robôs é que você terá uma considerável redução de erros – já que esses estão agindo com base em regras e assim evitam erros humanos, geralmente por conta de distrações ou digitações equivocadas.

Por consequência, usando essa inovação tecnológica, a longo prazo sua empresa poderá destinar mais qualidade no tempo da equipe para raciocínio, elaborar novos produtos que oferece ao mercado e trabalhar a experiência que propõe em seus serviços. Tudo graças à melhor utilização do tempo de sua equipe – destinado para aquilo que realmente pode gerar lucro para sua companhia – e que demandam do toque humano – como inteligência emocional, habilidades humanas e intelecto.

Os grandes responsáveis por isso: Machine Learning e Inteligência Artificial. O RPA acontece somente pela evolução nos processos de Machine Learning e Inteligência Artificial, usados em conjunto.

Onde usar a Automação de Processos Robóticos
Como o RPA praticamente imita tudo que um ser humano faz de forma repetida e baseada em regras, você tem muitas possibilidades de aplicação na sua empresa ao fazer o uso dessa inovação tecnológica. São muitas áreas que bebem dos benefícios da robotização.

Na área financeira por exemplo, você pode programar o robô para realizar eventuais cobranças e operar aplicações financeiras a partir de determinados valores que estejam disponíveis em conta. Assim, você deixa programado para que tenha sempre dinheiro sendo investido. E se focarmos em uma visão de negócios, você pode usar ao ser favor para realizar cálculos complexos para registrar e monitorar o desempenho da sua companhia e concorrentes. 

Em um call center de atendimento ao cliente você pode criar como regra a atualização de cadastros de seus clientes de tempos em tempos, resgatar históricos e processar pedidos. Aliás, usar robôs na operação de vendas elimina erros passíveis de humanos, que podem ser atrasos de emissão de faturas ou até mesmo de cadastro. Se você deixa o processo de venda mais ágil, consegue ganhar escala e por consequência ter pagamentos antecipados e fluxo de caixa mais saudável. E para ganhar qualidade de atendimento de suporte de TI, robôs podem realizar diagnósticos com frequência para mapear erros e possíveis falhas de sistema. Assim, seus colaboradores não perdem tempo abrindo chamados para correção de problemas técnicos e sua equipe de TI pode ficar atribuída em atividades mais estratégicas para a companhia.

E agora, como você irá otimizar o tempo de sua equipe para que eles possam focar naquilo que realmente importa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *