Em todo o tempo de existência da Sparta Labs tivemos contato com diversas pessoas. Algumas que dominavam mais os conceito de mobile e outras que estavam iniciando nesse mundo totalmente apaixonante e dinâmico. E isso nos gerou um insight! Por conta disso, criamos e publicamos aqui em nosso blog o nosso primeiro Glossário do Universo Mobile. 

No post publicado anteriormente listamos diversos termos básicos e intermediários que são muitos utilizados no vocabulário de quem trabalha ou se envolve em projetos de desenvolvimento de aplicativos. O material foi bastante compartilhado e ajudou muitas pessoas a desmistificar alguns conceitos básicos. E a novidade agora é que nosso glossário ganhou um update de conteúdo! Criamos a versão 2.0, que você poderá ler abaixo: mais termos técnicos, conceitos atuais e tecnologias que estão em amplo desenvolvimento. Vamos lá?

API
A sigla em inglês representa application programming interface e é uma forma de conectar duas aplicações para que se tenha uma troca de informação ou fazer com que determinada função que o aplicativo inicialmente não atende passe a entregar.

Big Data
Você já deve ter escutado que nunca se produziu tanta informação como nos tempos de hoje. E agora, empresas estão aprendendo a usar a informação ao seu favor. A Big Data é uma forma de armazenar, organizar e distribuir dados que servem para novas ações e definições estratégicas. Não se aplica somente ao mundo mobile, mas é muito utilizado para gerar informação em aplicativos.

Blockchain
É uma forma de processamento de informações digital sem passar por um intermediário e por por aqui que as moedas virtuais cresceram rapidamente. Se você quer se inteirar sobre isso de forma mais aprofundada, confira em nosso post sobre o tema, aqui.

Chatbot
Bastante em alta, chatbots são robôs que conversam com humanos em atendimentos de sites, aplicativos e ferramentas de mensagem como WhatsApp e Messenger. São programados para interagir a partir de um histórico de informações.

Dashboards
Pode ser explicado como uma tradução visual de Big Data. Através de um dashboard você pode acompanhar de forma mais tangível os resultados que são importantes para seu negócio, em tempo real. Você pode carregar isso em um app e visualizar no momento que precisar.

Design de Informação
É uma forma de planejar o atendimento de funções específicas previstas no app para a utilização por parte do usuário-alvo. É um desdobramento do que foi mapeado na etapa da arquitetura da informação. 

NFC
Essa tecnologia nada mais é do que uma forma de quebrar barreiras dos cabos: com o NFC é possível compartilhar informação entre dois dispositivos sem o uso de cabos a uma curta distância. Já bastante utilizada através de pagamentos por aproximação.

Sprints
São fases de um projeto de desenvolvimento que contemplam uma listagem de entregas para que se conclua o sprint. É uma vertente do conceito de metodologias ágeis de desenvolvimento. 

User-friendly
É o termo usado para a criação de aplicações que entendem o comportamento do usuário, visando que ele tenha uma  boa experiência com o app e que entenda e navegue de forma simples e fácil. 

Se você quer saber mais sobre os conceitos do mundo mobile, venha ver o que publicamos anteriormente, clicando aqui! Compartilhe também com seus colegas de trabalho e amigos! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *