Os reviews são fortes indícios sobre a qualidade do seu app. Fortalecer a estabilidade do aplicativo com um código de qualidade é primordial. 

Acredito que você vai se identificar com este comportamento: você quer baixar um aplicativo e vai até sua loja de apps – Google Play (Android) ou App Store (iOS) para pesquisar o aplicativo em questão. Você o encontra e antes de apertar o botão Baixar, você dá uma conferida nos reviews – depoimentos de usuários – e quantas estrelas – classificação dada por usuários – tem o app, certo? 

E indo além disso: se você acha que poucas pessoas fazem isso, você está enganado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen, 66% dos usuários confiam na opinião e depoimentos de demais usuários. Então meus amigos, seu app precisa ter uma boa avaliação para continuar crescendo em número de usuários ativos.

Tolerância zero para falhas
Vivemos em um mundo acelerado. Um cenário de vida composto por respostas just in time, de stories com lives de acontecimentos do outro lado do mundo, de conversas a qualquer momento com nossos amigos, compras a partir de um clique e muito mais. A lista de comportamentos que embasam o novo comportamento da sociedade é extenso e isso fez com que usuários se tornassem pessoas extremamente exigentes e com baixa tolerância em aplicações digitais. Aqui, também acredito que você se vê nessa descrição: quem nunca ficou impaciente porque um aplicativo estava lento demais e precisou reiniciar todo o processo por conta de um erro inexplicável?

Esse tipo de acontecimento tem um impacto preocupante. A chance de seu usuário abandonar seu app por conta de uma falha é extremamente alta. De acordo com a AppDynamics, a lentidão é a principal causa de frustração no uso de aplicativo, chegando em 46% das reclamações dos usuários. É de prestar atenção nesse dado, certo?

99,45% de qualidade de código
Recentemente lançamos o novo aplicativo do Estadão. Um projeto desafiador com um curto prazo de entrega e que exigiu um MVP com as funcionalidades mais essenciais para que o usuário já pudesse navegar no app tendo uma boa experiência no momento zero da publicação nas lojas de aplicativos.

Passado algum tempo após o lançamento do novo app e com algumas publicações de melhorias e correções com agilidade, o app desenvolvido por nós tem a excelente taxa de 99,45% de usuários que não sofreram nenhum tipo de crash devido a qualidade do código. Para nossa equipe de desenvolvimento, esse tópico tem grande peso: o código deve ser produzido com alta qualidade e correções são prioridade número 1. É a forma de você entregar uma experiência mais agradável para seu usuário e não correr o risco de ter desinstalações. Vale ressaltar que 62% dos usuários que passam pela situação de travamento ou crash do app realizam a desinstalação do mesmo, de acordo com a pesquisa da Compuware. 

A conclusão disso tudo é: seu app deve promover a melhor experiência para seu usuário para que você obtenha reviews positivos. E se caso tiver alguma situação crítica, deve agir rápido na correção para que o impacto seja o menor possível. Aqui na Sparta, a cultura é de qualidade no desenvolvimento do código. 😉 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *