A lista dos setores que mais crescem no mercado de aplicativos.

Aplicativos se tornam ferramentas indispensáveis para os dias atuais.
É realidade: aplicativos são ferramentas de uso diário para diversas funções do consumidor moderno: pagar contas, publicar fotos, agendar uma viagem, conversar com um amigo e até mesmo pedir o mercado da semana. Isso é um reflexo da maturidade do brasileiro no universo de compras online somado a aquisição de smartphones que suportam as versões com features mais recentes de aplicativos. 

De acordo com o Panorama Digital, 85% dos brasileiros que possuem um smartphone já fazem compras online. Diante desse dado, os esforços das marcas de ocuparem todos os canais para criar uma experiência completa ao consumidor está sendo feita: loja física, site, redes sociais e aplicativos. E em tempos de isolamento social, o digital virou uma realidade até para aqueles que não tinham o hábito de realizar ações somente em ambiente online. 

E o nosso país fica em evidência no mundo quando olhamos para o comportamento do usuário. O Brasil é o terceiro colocado no ranking de países de usuários que mais passam tempo navegando em apps: são 3 horas e 45 minutos que os brasileiros usam do seu dia em aplicativos, de acordo com o App Annie. Então, está muito claro que aplicativos surfam um momento único na história devido o alto alcance, tempo de uso por parte dos usuários e crescimento de compras feitas por intermédio de aplicativos.  

Os 5 setores que mais crescem em downloads de aplicativos.

Diante desse cenário temos alguns setores que mais estão se destacando e sabendo aproveitar essa curva de crescimento. Em um estudo realizado neste ano pelo State of Mobile, foram apontados que os setores de Finanças, Streaming, Games, Social e Varejo foram os setores que mais despontaram em 2019 no universo de aplicativo, com um maior aumento de downloads de apps relacionados a esses setores.

O setor de finanças tem ganhado destaque por conta das fintechs. Como a base de uma fintech é ser um banco moderno, digital, com inovações – atrelado a uma startup – eles estão muito à frente dos bancos tradicionais no quesito de aplicativos. Para se ter uma ideia, no mundo tivemos um salto de 15% para 20% de usuários de apps de fintechs. Posso apostar com você, que você tem um app de uma fintech baixado em seu celular, certo?

O mercado de streaming também ganhou novos usuários. Além de ser um setor de crescimento por si só, vem avançando e ocupando seu lugar entre os 5 setores que mais crescem em aplicativos. Novos players são co-responsáveis por isso: Amazon Prime Video e Disney + prometem trazer uma concorrência maior, ampliar o catálogo de opções e mais apps de streaming baixados nos smartphones. 

Para quem não é familiarizado com o mundo de games pode entender como algo distante ou inimaginável, mas o setor de games é uma das grandes apostas de faturamento para investidores e jogadores: para 2021 espera-se que mais de US$ 100 bilhões sejam gastos em apps deste setor ao redor do mundo. 

No âmbito de aplicativos sociais, temos os queridinhos que já são febre no mundo e com enorme destaque no Brasil. Os apps que mais se destacaram nessa categoria em terras brasileiras foram WhatsApp Business, Status Server, Snapchat, Telegram e Hago. Pelo menos um desses você usa, certo?

E por fim, o varejo é um dos setores que mais tem crescido exponencialmente, muito puxado pelo movimento de isolamento social e mudança de comportamento do consumidor, que deixou de frequentar um espaço físico para realizar uma compra e agora faz isso por intermédio de canais digitais. Para se ter uma ideia, o tempo médio de uso de aplicativos de compras aplicativos cresceu 70% de 2019 para 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *