Como evitar a procrastinação no home office.

O aprendizado de trabalho em casa já era muito aplicado em outros países e aqui no Brasil o assunto era discutido mas ainda pouco colocado em prática. Após o decreto da pandemia do novo coronavírus, as empresas se viram obrigadas a rever como poderiam estruturar o trabalho de seus colaboradores. Áreas administrativas, que são possíveis de serem feitas de trabalho remoto, foram rapidamente ajustadas e estruturadas para que todos pudessem trabalhar com segurança de casa. E com isso veio um grande desafio: como organizar uma rotina de trabalho em casa, dividindo com atividades da casa, demais responsabilidades como alimentação, filhos, distrações, pets, entre outros?

A procrastinação passou a ser sentida na pele por diversas pessoas. A dificuldade de manter o foco durante a jornada de trabalho, a falta da clareza de prazos, distrações no sofá da casa, a falta de uma agenda estruturada podem ser os responsáveis pela procrastinação. 

O home office está cheio de benefícios para a sua vida: otimização do tempo para fazer outras coisas que você gosta e se importa, ter flexibilidade de horário e estar mais perto da sua família são alguns deles. De acordo com seu estilo de vida, você pode identificar outros benefícios. Por exemplo, estar em casa no horário de almoço te permite aproveitar o tempo para fazer algo com qualidade que você gosta, por exemplo: meditação, jogar um jogo ou até mesmo tirar uma soneca. Você deve ter esse autoconhecimento para entender o que pode tirar de benefício desse momento.  

Trouxemos aqui algumas sugestões para te ajudar a evitar que a procrastinação se torne uma rotina em sua vida de trabalho em casa e você possa ser produtivo o suficiente e realizar suas entregas com comprometimento, agilidade e no tempo destinado. 

#Dica 1 – Gatilho mental: a roupa importa.
Nada de trabalhar com o pijama. Se arrume para trabalhar conforme você faria se estivesse saindo para ir até o escritório. De certa forma, para seu cérebro entende isso como um gatilho mental. Vai te ajudar no foco e concentração para trabalhar. 

#Dica 2 – Determine o horário de trabalho.
Uma das vantagens do home office é a possibilidade de você fazer o seu horário de trabalho, claro, respeitando os horários acordados com sua empresa. Determine isso e faça um planejamento do seu dia contemplando o horário de trabalho e suas atividades pessoais. Aqui você precisa de uma dose de disciplina e comprometimento. Organizar o horário do seu trabalho com as demais atividades que você quer fazer ao longo do dia podem ajudar a você a ser mais produtivo.

#Dica 3 – Momentos de descanso.
A pausa é um fator muito importante para que você continue produtivo. Existem diversas técnicas que ajudam a você estar centrado na tarefa que está executando no momento. A técnica Pomodoro é uma famosa técnica composta de períodos de trabalho com momentos de descanso que funciona assim: 

  • Trabalhe por 25 minutos.
  • Faça uma pausa de 5 minutos. Neste momento procure fazer algo diferente do que estava fazendo.
  • Volte a trabalhar mais 25 minutos + pausa de 5 minutos por até 4 vezes seguidas.
  • Após concluir as 4 vezes, sua pausa deve ser maior: faça uma pausa de 15 a 30 minutos. 

#Dica 4 – Aprenda coisas novas.
Como vocês está em casa por diversas horas, pode ser que você comece a sentir um pouco desmotivado, sem energia. Por isso, é importante buscar atividades que te façam oxigenar. Uma forma é encontrar coisas novas, que você esteja com interesse em aprender. Pode ser uma atividade relacionada a casa, uma leitura nova, um documentário. O importante é você se distrair! 

#Dica 5 – Delimite o seu local de trabalho.
Determinar onde você trabalha dentro de casa é extremamente relevante para que você seu cérebro entenda que você está em momento produtivo no trabalho. Delimite um espaço apropriado para suas coisas do trabalho e avise a todos em casa de que quando você estiver ali está concentrado e trabalhando. 

#Dica 6 – Faça sua agenda diária e da semana.
Ter claro, de forma bem visual, quais são suas entregas da semana, te ajuda a cumprir com essas metas. Liste as atividades que precisa cumprir na semana e revise a cada início do dia para entender seu checkpoint das entregas e o que precisa fazer para não perder o que havia planejado. 

#Dica 7 – Foque no que você está fazendo.
Ao estar é casa é muito fácil se distrair. É uma notícia na TV, seu pet querendo atenção, uma notificação do grupo da família no WhatsApp ou até mesmo uma fome que chegou em tempo errado. O fato é que você precisa eliminar distrações e focar no que está fazendo. Uma sugestão é deixar a sua mão, uma garrafa com água, comida e trabalhar pelo tempo conforme sugerimos com a técnica Pomodoro, sem distrações. E outra regra de ouro é focar em uma atividade somente, sua produtividade vai aumentar. Veja na dica seguinte.

#Dica 8 – Determine suas atividades por blocos.
Em vez de ficar checando seus e-mails a cada 10 minutos separe o momento de ler e responder todos os e-mails, assim como entender quais dos e-mails você precisa atuar no exato momento ou posteriormente. Quando iniciar algum trabalho específico, fique nele até concluir. Não saia fazendo diversas coisas. Assim fica tudo muito disperso e no fim do dia você terá a sensação – verdadeira – que não conseguiu concluir nada. 

Essas são as nossas dicas para que você possa ter o melhor proveito dessa onda de trabalho no formato de home office. Esperamos que te ajude!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *