Aplique esse passo a passo e baixe somente apps confiáveis.

Praticamente é possível realizar de tudo utilizando aplicativos instalados no seu smartphone. A oferta é vasta e as lojas estão cheias de opções de aplicativos para um mesmo tema. É por isso que você deve ter um cuidado na hora de baixar um novo app em seu celular para não ter problemas de segurança. 

A verdade é que seu celular está com diversas informações pessoais e restritas: senhas de acesso aos seus e-mails, cadastro de cartão de crédito, entre outros, e por isso você precisa se precaver para não ter sua privacidade invadida e sofrer com as consequências de um cartão clonado. Muitas vezes o app pode funcionar normalmente e você nem notar que seu aparelho está sendo monitorado e suas informações estão sendo distribuídas pela web. Por isso, manter seu celular atualizado já um primeiro grande passo para bloquear o acesso de aplicações invasivas, principalmente para Android.

Este cuidado precisa ser um pouco mais acentuado para usuários de Android. Isso devido ao fato de que o Google não faz a aprovação de um por um dos aplicativos que sobem na loja, enquanto a Apple faz um controle extremamente rigoroso para publicação. Em contrapartida, assim que um app é notificado como um aplicativo malicioso, ele é removido rapidamente da loja. Mas aí pode ser tarde, não é mesmo?

Por isso, listamos abaixo o passo a passo para que você possa ter mais segurança no momento de baixar um app. 

1 – Baixe aplicativos somente de lojas oficias como App Store e Google Play.
As lojas oficiais realizam monitoramentos constantes para garantir a qualidade dos aplicativos publicados ali. Ao baixar apps de lojas não oficiais dos sistemas operacionais Android e iOS você corre um grande risco. Caso você opte por fazer isso, garanta o uso de scans e antivírus para minimizar os impactos que podem ser causados por apps maliciosos. 

2 – Conheça a empresa desenvolvedora do aplicativo.
Uma das maneiras de fazer isso é verificar quem é o desenvolvedor pela loja de aplicativos – consta na mesma página onde o app está disponível para download – e acessar o site da empresa. Confira se é uma empresa com credibilidade e com informações na web.

3 – A nota atribuída ao aplicativo pelos usuários
Notas altas, próximas a 5 indicam que os usuários usam o aplicativo e não estão sofrendo problemas com ele. É um dos fatores que podem te deixar mais seguro para realizar o download.

4 – Confira a opinião dos usuários pela seção de avaliações.
Pelos comentários você pode ter uma análise mais qualitativa sobre o uso do aplicativo. Vale conferir alguns para ter uma temperatura sobre o app. 

5 – Avalie a necessidade dos acessos solicitados do app ao seu smartphone.
Geralmente os aplicativos solicitam o acesso a algumas ferramentas do smartphone para funcionarem, como por exemplo: acesso a câmera, ao GPS, redes sociais, lista de contatos, entre outros. Os itens que são solicitados de acesso devem corresponder a função que o app se propõe a fazer. Caso o app solicite algo que  não faz sentido com sua principal entrega, desconfie e não faça o download. 

6 – Evite apps com lançamentos recentes.
Quando o app é recém lançado ainda não correu um tempo suficiente para que a Apple ou o Google identifiquem algum tipo de problema. Por isso, é melhor buscar apps que já possuem um tempo maior de publicação. 

7 – Aplicativos mais populares são mais confiáveis.
Relacionado a dica anterior, uma vez que o app está mais tempo no ar, ele já possui mais usuários e downloads realizados. Confie neste: a popularidade nesse quesito também é um fator de segurança. 

8 – Não acredite em promessas extraordinárias.
Alguns apps prometem entregar algo que é pago de forma gratuita, como por exemplo, recursos que são pagos em jogos de forma gratuita. Não aceite e saia fora. 

Dica Bônus!

E agora uma dica que vale muito para orientar você a baixar aplicativos confiáveis. Tanto a App Store como a Google Play tem a lista de apps que são algo como a “Escolha do Editor”. Esses apps são recomendados pelas lojas e por consequência atendem todos os requisitos de segurança e qualidade. Você encontra esses aplicativos na tela inicial de cada loja. Por ali, não tem erro de você correr riscos de falta de segurança. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *