Praticamente é possível realizar de tudo utilizando aplicativos instalados no seu smartphone. A oferta é vasta e as lojas estão cheias de opções de aplicativos para um mesmo tema. É por isso que você deve ter um cuidado na hora de baixar um novo app em seu celular para não ter problemas de segurança.
A verdade é que seu celular está com diversas informações pessoais e restritas: senhas de acesso aos seus e-mails, cadastro de cartão de crédito, entre outros, e por isso você precisa se precaver para não ter sua privacidade invadida e sofrer com as consequências de um cartão clonado. Muitas vezes o app pode funcionar normalmente e você nem notar que seu aparelho está sendo monitorado e suas informações estão sendo distribuídas pela web. Por isso, manter seu celular atualizado já um primeiro grande passo para bloquear o acesso de aplicações invasivas, principalmente para Android.
Este cuidado precisa ser um pouco mais acentuado para usuários de Android. Isso devido ao fato de que o Google não faz a aprovação de um por um dos aplicativos que sobem na loja, enquanto a Apple faz um controle extremamente rigoroso para publicação. Em contrapartida, assim que um app é notificado como um aplicativo malicioso, ele é removido rapidamente da loja. Mas aí pode ser tarde, não é mesmo?
Por isso, listamos abaixo o passo a passo para que você possa ter mais segurança no momento de baixar um app.
1 – Baixe aplicativos somente de lojas oficias como App Store e Google Play.
As lojas oficiais realizam monitoramentos constantes para garantir a qualidade dos aplicativos publicados ali. Ao baixar apps de lojas não oficiais dos sistemas operacionais Android e iOS você corre um grande risco. Caso você opte por fazer isso, garanta o uso de scans e antivírus para minimizar os impactos que podem ser causados por apps maliciosos.
2 – Conheça a empresa desenvolvedora do aplicativo.
Uma das maneiras de fazer isso é verificar quem é o desenvolvedor pela loja de aplicativos – consta na mesma página onde o app está disponível para download – e acessar o site da empresa. Confira se é uma empresa com credibilidade e com informações na web.
3 – A nota atribuída ao aplicativo pelos usuários
Notas altas, próximas a 5 indicam que os usuários usam o aplicativo e não estão sofrendo problemas com ele. É um dos fatores que podem te deixar mais seguro para realizar o download.
4 – Confira a opinião dos usuários pela seção de avaliações.
Pelos comentários você pode ter uma análise mais qualitativa sobre o uso do aplicativo. Vale conferir alguns para ter uma temperatura sobre o app.
5 – Avalie a necessidade dos acessos solicitados do app ao seu smartphone.
Geralmente os aplicativos solicitam o acesso a algumas ferramentas do smartphone para funcionarem, como por exemplo: acesso a câmera, ao GPS, redes sociais, lista de contatos, entre outros. Os itens que são solicitados de acesso devem corresponder a função que o app se propõe a fazer. Caso o app solicite algo que não faz sentido com sua principal entrega, desconfie e não faça o download.
6 – Evite apps com lançamentos recentes.
Quando o app é recém lançado ainda não correu um tempo suficiente para que a Apple ou o Google identifiquem algum tipo de problema. Por isso, é melhor buscar apps que já possuem um tempo maior de publicação.
7 – Aplicativos mais populares são mais confiáveis.
Relacionado a dica anterior, uma vez que o app está mais tempo no ar, ele já possui mais usuários e downloads realizados. Confie neste: a popularidade nesse quesito também é um fator de segurança.
8 – Não acredite em promessas extraordinárias.
Alguns apps prometem entregar algo que é pago de forma gratuita, como por exemplo, recursos que são pagos em jogos de forma gratuita. Não aceite e saia fora.
Dica Bônus!
E agora uma dica que vale muito para orientar você a baixar aplicativos confiáveis. Tanto a App Store como a Google Play tem a lista de apps que são algo como a “Escolha do Editor”. Esses apps são recomendados pelas lojas e por consequência atendem todos os requisitos de segurança e qualidade. Você encontra esses aplicativos na tela inicial de cada loja. Por ali, não tem erro de você correr riscos de falta de segurança.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.