O desenvolvimento de produtos digitais está mais acelerado do que nunca. Companhias direcionaram seus esforços para inovações digitais e buscam diariamente acelerar suas evoluções para levar aos seus clientes entregas de valor, que façam incrementar o faturamento, frequência de compra e lealdade com a marca. Tudo isso muito impulsionado pelo avanço do Covid-19 mundo afora. 

E o que se tem buscado com esse cenário? Basicamente, mitigar falhas, garantir a segurança na entrega das versões, manter a qualidade e evoluir com rapidez. Por isso, os times abaixo estão cada vez mais unidos:

  • Desenvolvimento
  • Operação
  • Segurança

Como essa três áreas, cria-se uma metodologia para acelerar a publicação de versões, chamada de DevOpSeg.

Um novo mindset de aceleração

A união dessas frentes cria um novo mindset no desenvolvimento de produtos digitais. Com isso, todos são responsáveis pela segurança do projeto. A razão de unir essas 3 frentes tem como propósito distribuir o senso de responsabilidade pelas decisões de segurança. Então, por mais velocidade e escala que um projeto esteja ganhando ou precisando acelerar, o quesito da segurança será abordado por todas as frentes, em todos os estágios do projeto. 

Esta metodologia garante a velocidade que o mundo atual pede mas com resguardo das credenciais de segurança e qualidade do software. Esse é um dos grandes trunfos mais requisitados pelas empresas: ter processos rápidos com velocidade de feedback para ciclos mais curtos e assertivos.  

O ponto chave é a união das práticas de desenvolvimento, com operação e segurança de forma automatizada e contínua a cada alteração que o software passa. Isso quer dizer que a cada nova alteração o código é compilado, os requisitos de segurança são checados e as regras funcionais validadas.

Este fluxo recorrente agiliza os processos de conferência e garante uma versão ao usuário final mais rápida e segura. Ao publicar uma nova versão, aumenta-se a velocidade de um possível feedback do usuário final. Ao executar esse processo, ganha-se agilidade, evoluções mais constantes e agrega valor ao produto.

Segurança como fator chave

A metodologia tem como princípio garantir a segurança com qualidade. Por isso,  a quesito segurança precisa ser adicionado em todas as fases do projeto e ser um conceito extremamente importante na equipe dedicada ao projeto. Definir ferramentas para descobrir falhas, aplicar testes contínuos é fundamental para garantir a segurança do negócio, assim como acompanhar indicadores que orientem as tomadas de decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *